terça-feira, 21 de dezembro de 2010

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS


Surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) são causados por inúmeros agentes etiológicos (bactérias, vírus, parasitas) e se expressam por um grande elenco de manifestações clínicas. Elas afetam o intestino, causando diarréia e gastroenterite. Febre, náuseas, vômitos, anorexia, dor abdominal, diarréia, mal-estar, tontura, cefaléia, alterações neurológicas, prostração e desidratação são também manifestações que, se não cuidadas, podem causar problemas sérios e até a morte.




Os problemas causados por alimentos são mais graves em crianças e idosos. Nessas faixas etárias, o organismo está mais susceptível a ser afetado pela ingestão de alimentos ou água contaminados. No caso das crianças, o peso corporal (em relação a um adulto) é um fator relevante.
Salmonelose, botulismo, febre tifóide, brucelose, toxoplasmose, cólera, hepatite A, cisticercose, entre outras, são algumas doenças que podem ser transmitidas por alimentos. No verão, o risco desses problemas ocorrerem aumenta, já que as altas temperaturas criam condições propícias para a deterioração dos alimentos.

É importante lembrar que ocorrendo alguns dos sintomas dessas doenças, especialmente diarréia e vômito, deve-se evitar a automedicação. A melhor conduta a ser adotada é aumentar a ingestão de líquidos, principalmente a água, para repor as perdas e evitar a desidratação. Se a diarréia persistir, procurar um médico.


Para evitar tais transtornos, é preciso adotar práticas adequadas em todas as etapas de preparo e consumo dos alimentos, tais como: lavar as mãos antes e depois da preparação, não misturar itens crus e cozidos, cozinhar os alimentos em temperatura adequada e utilizar somente água potável.



Além disso, alimentos como frutas, legumes e hortaliças devem ser higienizados ainda com maiores cuidados se forem consumidos crus. Para a higienização de hortaliças é preciso lavar em água corrente folha a folha. O mesmo com frutas e  legumes. É necessário colocá-los de molho por 10 minutos em água clorada (1colher de sopa de cloro para cada litro de água). Depois, enxaguar em água corrente, enxugar e manter sob refrigeração até a hora de servir.





Nenhum comentário:

Postar um comentário