quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dia Mundial da Saúde Mental




No Dia Mundial da Saúde Mental (10 de Outubro), a OMS está pedindo um fim para a estigmatização dos portadores de depressão e outros transtornos mentais e de melhor acesso ao tratamento para todas as pessoas que precisam dele.

Luta contra o estigma: a chave para o aumento do acesso ao tratamento.
 A depressão é uma doença comum e as pessoas que sofrem desse transtorno precisam de apoio e tratamento.
Mais de 350 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão, um transtorno mental que impede as pessoas de viverem uma vida produtiva. Mas por causa do estigma que muitas vezes é ainda ligado a depressão, muitas não reconhecem que estão doentes e não procuram tratamento.
A depressão é diferente de oscilações de humor habituais. Depressão induz um sentimento de tristeza por duas semanas ou mais e interfere com a capacidade produtiva no trabalho, escola ou em casa. Tratamentos eficazes incluem o acompanhamento psicossocial e medicação. O envolvimento ativo das pessoas deprimidas e aqueles que estão perto deles no tratamento da depressão é fundamental. O primeiro passo consiste em reconhecer a doença. Quanto mais cedo o diagnóstico e o tratamento, mais eficaz o seu resultado.
"Temos alguns tratamentos altamente eficazes para a depressão. Infelizmente, menos de metade das pessoas que têm a doença recebe os cuidados de que necessitam. De fato, em muitos países, isso é menos de 10% ", diz o Dr. Shekhar Saxena, diretor do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OMS. "É por isso que a OMS está a apoiar os países na luta contra o estigma como uma atividade fundamental para o aumento do acesso ao tratamento."
Atitudes culturais e falta de compreensão da doença contribuem para uma relutância em procurar ajuda para a depressão.

Depressão - comum em todas as regiões do planeta
 Estimativas da OMS sugerem que a depressão é comum em todas as regiões do mundo. Um recente estudo apoiado pela OMS revelou que cerca de 5% da população mundial teve depressão durante o ano passado.
A Depressão é o resultados de uma complexa interação de fatores sociais, psicológicos e biológicos. Existe uma relação entre a depressão e saúde física. Doenças cardiovasculares, por exemplo, podem levar a depressão e vice-versa. Até uma em cada cinco mulheres que dão à luz pode passar pela experiência da depressão pós-parto.
Além disso, circunstâncias como as pressões econômicas, desemprego, desastres e conflitos também podem aumentar o risco da doença. Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio. Tragicamente quase um milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano, e grande parte delas tinha depressão.

Os sintomas de depressão incluem:
Desânimo ou irritação constante.

Perda no prazer em atividades usuais.

Problemas para dormir ou excesso de sono.

Uma alteração dramática no apetite, muitas vezes com perda ou aumento de peso.

Fadiga e falta de energia.

Sensação de inutilidade, a autodepreciação e culpa inapropriada

Dificuldade extrema para se concentrar.

Movimentos físicos lentos ou agitados.

Inatividade e isolamento das atividades usuais.

Sensação de desesperança e impotência.


Pensamentos recorrentes sobre morte e suicídio. 
    Atuação da OMS
A OMS ajuda os governos no tratamento da depressão, incluindo-a em seus pacotes básicos de saúde. Através do Programa de Saúde Mental, trabalhadores de saúde em países de baixa renda são treinados para reconhecer os transtornos mentais e fornecer o cuidado adequado, assistência psicossocial e medicamentos para pessoas com depressão.
O Dia Mundial da Saúde Mental foi iniciado pela Federação Mundial para Saúde Mental, em 1992. O dia é usado por muitos países e organizações para conscientizar o público sobre questões de saúde mental e promover a discussão aberta sobre transtornos mentais, e os investimentos em serviços de promoção, prevenção e tratamento.
Fonte: site da OMS

2 comentários:

  1. tao dificil encontrar blogs que falam de saude

    bem te convido a conhecer o meu

    adorei o seu

    www.metirademim.com

    to seguindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Daiene. Fico feliz que tenha gostado do meu blog.

      Excluir