Considerações finais
Da apreciação do conjunto dos resultados obtidos, entendemos que os agentes comunitários de saúde do Município de Vitória, envolvidos no PNCT, podem não estar alcançando os resultados esperados na contribuição para um aumento importante da detecção de novos casos na comunidade nem para maior adesão dos pacientes ao tratamento.
Segundo o relatório do Departamento de Recursos Humanos para a Saúde da OMS 22, que avalia a situação dos programas de saúde que incorporaram o agente comunitário em seus organogramas, suas atividades, seu custo e o impacto sobre o estado de saúde da comunidade onde atuam, pode-se reconhecer nele um ator fundamental no processo de expansão da cobertura e do acesso aos serviços de saúde, podendo por meio de suas atividades levar a uma melhora nos desfechos de saúde. Ressalta, porém, que para obter êxito em larga escala os programas de agentes comunitários de saúde devem ser cuidadosamente planejados, os recursos financeiros assegurados, além da vontade política e do apoio da comunidade. Já o agente comunitário de saúde, para que seja capaz de desempenhar com sucesso suas tarefas, necessita de treinamento e supervisão regular além de uma logística de apoio confiável 22.
De fato, quando esses fatores encontram-se disponíveis, exemplos de sucesso podem ser observados como em Bangladesh, onde altas taxas de detecção e tratamentos concluídos foram atingidos por meio desses profissionais baseados na comunidade 23. Conclusão semelhante pôde ser obtida na Cidade do Cabo, África do Sul, onde o trabalho dos agentes comunitários de saúde contribuiu de maneira superior para a melhora do programa de controle da tuberculose quando comparado com a abordagem que fazia uso exclusivo das unidades de saúde 24.
Outra questão levantada neste estudo, agora no campo da ética e que deve ser alvo de intensa reflexão, trata da exposição de profissionais, com evidente carência de entendimento sobre a transmissão da tuberculose, a riscos de infecção sem a orientação devida e a provisão de equipamentos de proteção. Nesse sentido, torna-se fundamental a compreensão do agente comunitário de saúde sobre esses riscos, dos métodos de proteção e de um acompanhamento constante de sua condição de saúde.
Observa-se ainda, a importância que o tempo possui na formação do agente comunitário de saúde e no bom desempenho de suas atividades. Torna-se compreensível, portanto, que todos os pré-requisitos levantados para o bom andamento dos programas de saúde que incorporaram os agentes comunitários de saúde convirjam para a manutenção de pessoas bem selecionadas e remuneradas, realizando atividades compatíveis com seu nível educacional, que recebem treinamento constante e supervisão adequada.
Em relação ao processo de supervisão dos agentes comunitários de saúde, um estudo realizado em Natal, Estado do Rio Grande do Norte, Brasil, indicou que este ainda se encontra permeado por mecanismos de controle, principalmente quando se acha relacionado à concepção de supervisão de cada enfermeiro 25. Portanto, é cada vez mais urgente o desenvolvimento de instrumentos gerenciais e de trabalho que sejam dotados de um caráter pedagógico. É preciso perceber que a visão fragmentada existente nos processos educativos, assim como a prática profissional pouco cooperativa, bem como o distanciamento entre as diversas disciplinas contribuem para a manutenção da fragmentação no cotidiano dos serviços 26.
Espera-se, diante dos resultados encontrados pela nossa pesquisa, desencorajadores a princípio, que possam nortear ações para a melhoria da qualidade dos serviços desenvolvidos pelos agentes comunitários de saúde nos programas de controle da tuberculose e com isso auxiliar a consolidação do Programa Saúde da Família em nossa região. Esta, somente se efetivará com a construção de um projeto assistencial comum com complementaridade dos trabalhos especializados, em que todos os profissionais envolvidos estabeleçam interação entre si e com os usuários.
Por fim cabe ressaltar para que essa integralidade realmente ocorra algumas questões devem tornar-se alvo de discussão, pois uma vez regulamentada a profissão de agente comunitário de saúde 27, algumas questões devem tornar-se neste momento prioritárias, quais sejam, a avaliação do processo de contratação do SUS, os planos de carreira e principalmente os processos de educação permanente que sem dúvida se tornam o eixo reorientador para a consolidação desta nova política no
CADERNOS DE SAUDE PÚBLICA – SCIELO BRASIL
(Imagens do município de Aracruz, Espírito Santo - Brasil) INFORMAÇÕES SOBRE SINAIS, SINTOMAS, DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS E AGRAVOS DE INTERESSE DA SAÚDE COLETIVA. NÃO SERÃO FEITAS QUAISQUER TIPOS DE ORIENTAÇÃO QUE SEJAM DE ATRIBUIÇÃO MÉDICA. NÃO É ESTE O OBJETIVO DO BLOG, QUE, NO MOMENTO NÃO DISPÕE DE COLABORADORES HABILITADOS PARA TAL.
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