quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

COMO ORIENTAR NAS COMPLICAÇÕES DA HANSENÍASE

Alguns casos de hanseníase, principalmente aqueles que tiveram diagnóstico tardio e demora para iniciar o tratamento, podem apresentar complicações durante e até depois do tratamento com a PQT.
As mais frequentes são as reações, que são uma resposta do sistema de defesa do organismo para matar os bacilos vivos e eliminar os mortos.
Em alguns casos essa defesa é exagerada. os casos mais avançados já podem se apresentar com reações, mas elas costumam ocorrer no início do tratamento. Também podem ser desencadeadas por outras infecções que a pessoa apresenta (no sistema urinário, nos dentes ou ginecológicas, por exemplo) e até problemas emocionais ou psicológicos.
as reações precisam ser reconhecidas e tratadas com URGÊNCIA, para prevenir as incapacidades físicas.

COMO SUSPEITAR QUE A PESSOA TEM REAÇÃO HANSÊNICA:

Quando ocorrem
  • piora das lesões já existentes.
  • aparecimento súbito de caroços e inchaços no corpo.
  • Irritação, ardência e lacrimejamento nos olhos.
  • Febre e dor nas juntas.
  • Fisgadas e dor nos nervos dos braços e das pernas.
A manifestação mais temida das reações é a neurite. A hanseniase pode causar inflamação e engrossamento nos nervos (neurites), como resultado da ação direta do Bacilo de Hansen ou pela reação do organismo a esse bacilo. As reações podem desencadear ou agravar as neurites e assim provocar incapacidades e deformidades físicas, antes, durante ou após o tratamento da hanseníase.

COMO VOCÊ, ACS, PODE AJUDAR

Informando as pessoas que fazem tratamento para hanseníase, principalmente os casos da forma MB, a possibilidade de apresentarem reação e que, quando isso ocorrer, elas devem procurar imediatamente a unidade de saúde.

3 comentários:

  1. Meu Pai sofre de Neurite,um diagnostico já bem antigo + ou - 40 anos, porém temos muitas duvidas, porque médico algum nos explicou o que é realmente esta doença, ele não usa calça comprida e nem pode calçar sapatos, pois as dores são muito intensas, incham bastante e queimam como brasa. Gostaria de saber se já existe remédio p/ esta doença, ele tem 76 anos e o vemos sofrer muito. A unica coisa que alivia um pouco e passar algum tipo de óleo nas pernas,para hidratar e acabar c/ o ressecamento.Por favor aguardo retorno. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Céia. Obrigada pela visita e pela postagem do comentário. Infelizmente não posso te ajudar muito, pois como deixo claro na descrição do blog, não é minha intenção passar orientação alguma para a qual eu não eseja habilitada. O que posso lhe dizer é que a neurite pode ter várias causas, entre elas diabetes e as complicações da hanseníase. No caso desta última, o tratamento é feito à base de corticoterapia, com prescrição, supervisão e acompanhamento médico. Você não diz se foi definida uma causa para a neurite do seu pai. Procure um médico de sua confiança e peça-lhe orientações a respeito. Desculpe se não atendi suas expectativas. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Tive hanseníase a três anos fiz o tratamento mais hoje sofro com dores e tenho várias hérnias de disco será que é alguma consequência do tratamento

    ResponderExcluir