(Imagens do município de Aracruz, Espírito Santo - Brasil) INFORMAÇÕES SOBRE SINAIS, SINTOMAS, DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS E AGRAVOS DE INTERESSE DA SAÚDE COLETIVA. NÃO SERÃO FEITAS QUAISQUER TIPOS DE ORIENTAÇÃO QUE SEJAM DE ATRIBUIÇÃO MÉDICA. NÃO É ESTE O OBJETIVO DO BLOG, QUE, NO MOMENTO NÃO DISPÕE DE COLABORADORES HABILITADOS PARA TAL.
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
HANSENÍASE - COMPLICAÇÕES COM O USO DOS MEDICAMENTOS
Às vezes, os medicamentos podem trazer complicações e isso costuma acontecer no início do tratamento. A Clofazimina escurece ou dá à pele um tom avermelhado, além de deixá-la muito ressecada, principalmente nos locais onde estão as manchas da hanseníase. A pessoa deve procurar se proteger do sol e usar cremes que hidratem e lubrifiquem a pele, durante todo o tratamento.
Após o término do tratamento, a pele, aos poucos, vai voltando ao normal.
Em algumas pessoas, a Dapsona pode causar fraqueza ou deixar os lábios e unhas arroxeados. Se isso acontecer a pessoa deve parar de tomar o remédio procurar imediatamente a equipe de saúde para informar o que está acontecendo.
O paciente que apresenta reações faz uso de outros medicamentos que necessitam de cuidados especiais. Alguns utilizam medicamentos chamados corticoesteróides que são contraindicados em muitas outras doenças.
Outros podem fazer uso de Talidomida, que tem contraindicação séria para mulheres em idade fértil, porque pode gerar má formação congênita nas crianças (Síndrome da Talidomida).
Esses medicamentos só podem ser usados com acompanhamento médico.
COMO O ACS PODE AJUDAR:
Informando as pessoas que estão em tratamento sobre as complicaçõs que os medicamentos podem trazer, especialmente nos primeiros meses de tratamento e orientando que se isso acontecer, a pessoa precisa procurar imediatamente a equipe de saúde.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
muito obg pela informação bem detalhado o site
ResponderExcluirEu quem agradeço pelo seu interesse. A intenção do blog é essa mesma,divulgar informações pricipalmente sobre as doenças de maior interesse para a saúde pública.
ResponderExcluir