quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA HANSENÍASE


Se a população e os profissionais de saúde aprenderem a valorizar as queixas iniciais da hanseníase, na pele e nos nervos, o diagnóstico poderá ser realizado precocemente.
os relatos dos pacientes atendidos em nossos serviços de saúde demonstram a trajetória longa e difícil que eles percorrem até a confirmação do diagnóstico, por falta de um olhar atento aos sinais e sintomas descritos.
 No depoimento abaixo, uma ex-portadora de hanseníase, já tratada, mostra o que representa essa situação na vida de uma pessoa:

"Primeiro apareceu uma mancha na parte lateral da minha perna. Era uma mancha dormente que não coçava. a minha mão estava dormente até o cotovelo.
Assando uma comida no forno, queimei o braço até o osso e não senti. Quando dei por mim, estava com uma bolha imensa e o braço não doia. Levei quase quatro anos para descobrir que estava com hanseníase. Um médico dizia
que era LER, outro que era coluna, outro que era o jeito de dormir no travesseiro e a dormência não passava.
Até que um dermatologista pediu um exame e me disse que eu era um caso suspeito de hanseníase e que devia fazer uma biópsia. Fiquei brava com o médico e não voltei lá. Hoje tenho vontade de lhe pedir desculpas. Continuei procurando outros médicos, até que que uma médica pediu um exame que deu positivo para hanseníase.
Fiquei desesperada, mas resolvi que ia me tratar e ficar curada. Fiz um tratamento de dois anos e fiquei curada." 

Informação adicional:
O diagnóstico da hanseníase se baseia principalmente no exame físico. Baciloscopia de linfa cutânea é o exame usado para classificação da forma clínica, que define o tipo de tratamento. Em algumas situações, exame histopatológico (biópsia) é usado para diagnóstico diferencial. 

2 comentários:

  1. boa tarde

    gostaria de obter ajuda,

    estou fazendo tratamento de hanseniase

    e o medico insiste em dizer que tenho hans

    no exame na clinica de reabilitação não foi detectado nada

    no exame de linfa corta orelha e cotovelo também não

    não tenho mancha em nenhuma parte

    mesmo assim o medico insiste em dizer sobre o

    "RESULTATO NEGATIVO FALSO"

    ele diz que no inicio do tratamento pode acusar não ter hanseniase

    mais com 6 meses de tratamento ele diz vir a confirmação no exame

    estou muito insatisfeito, queria ajuda por favor

    att leandro gatto

    campo novo do parecis - MT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, o diagnóstico de hanseníase independe do resultado da baciloscopia. A avaliação clínica conta mais do que o exame laboratorial. Existe uma forma da doença chamada de neural pura, que acomete os nervos periféricos e pode não apresentar manifestações cutâneas. Em lugares onde a prevalência da doença é alta, na dúvida o melhor é tratar. Quanto a baciloscopia se tornar positiva ao fim de 6 meses de tratamento, desconheço tal informação. Obrigada pela visita Espero ter ajudado.

      Excluir