sábado, 1 de maio de 2010

                          DIA DO TRABALHO

Hoje 1 de Maio,  “Dia do Trabalho”, quero deixar como mensagem para todos nós, trabalhadores da rede pública de saúde, um trecho do artigo “Reflexóes sobre as políticas públicas sociais e a saúde brasileira”, extraído do site webartigos.com. O artigo é bem mais amplo, mas vejo nesse parágrafo a descrição exata da realidade que vivemos no nosso dia dia.

A REDE ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS, SAÚDE, EDUCAÇÃO E A VIOLENCIA. 
     O equilíbrio entre as políticas públicas sociais poderia, sem dúvida alguma, estabelecer um bem estar social sustentável à sociedade. Porém, esta rede sempre apresentará falhas, uma vez que satisfação e bem estar são subjetivos entre os integrantes da sociedade. 
Nossa rede já se fragmenta no momento em que a disputa política e a ilusão certeira dos benefícios ofertados pelo poder aparecem no topo de uma pirâmide de prioridades, quando os políticos esquecem seu eleitorado, seus objetivos e pudores. Neste momento, o cidadão trabalhador cai no esquecimento, gerando uma política hipócrita, mesquinha, com partidos políticos ofertando programas socioeconômicos de ilusão aos menos favorecidos. 
Sendo nossa sociedade, uma sociedade pluralista onde um simples conceito pode apresentar diversas interpretações e julgamentos, enfrentamos constantes mudanças sócio-ambientais, econômicas e partidárias que, como produto final, nos levam às reais adversidades como atritos, violência, desigualdade, oportunismo e, principalmente, à falta de ética e respeito. 
Estas adversidades presentes em nosso meio refletem diretamente no bem estar coletivo, uma vez que devemos perceber que não estamos sós e sim, que vivemos em sociedade. 
Suponhamos que o Brasil retome o crescimento econômico, com uma distribuição de renda justa. Geraria novos empregos, necessitaria de mão de obra qualificada, o que demandaria em investimentos na educação, no setor de desenvolvimento, qualificaria e reformularia as políticas públicas, criando um ciclo de desenvolvimento sustentável, qualificando e reformulando as políticas sociais. Devemos sim, preparar todo e qualquer membro da sociedade para exercer a cidadania plena e uma atuação positiva e próspera no mercado de trabalho, e para isto vale rever e fazer uma análise reflexiva sobre os sistemas de ensino público ou privado brasileiro, um modelo falido e de muita discussão, de pouca ação prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário