quinta-feira, 27 de maio de 2010

GLAUCOMA

Glaucoma: ‘ladrão sorrateiro da visão’

No Dia Nacional de combate ao glaucoma, especialistas frisam a importância da consulta médica
Considerado o ladrão silencioso da visão, o glaucoma é uma doença causadora de cegueira irreversível. No Dia Nacional contra a enfermidade, especialistas de todo o país alertam para a importância da prevenção – pois mesmo não tendo cura, pode ser controlada.






O glaucoma é uma lesão no nervo óptico, causada pelo aumento da pressão interna dos olhos e provocada pela carência na circulação do líquido que preenche o globo ocular. Médicos esclarecem que o nervo óptico, quando não tratado, além da possibilidade de sofrer danos definitivos, pode perder a função de transportar informações visuais obtidas pelo cérebro.

Embora não haja cura e nem sintomas aparentes, o diagnóstico precoce da doença é fundamental para tratamento rápido e controle. No entanto, um grande desafio dos oftalmologistas é fazer esta vistoria clínica adiantada, pois muitos pacientes só procuram ajuda ao ter pedido boa parte do campo de visão. “O tratamento é, normalmente, feito a base de colírios. Mas, em algumas situações, é necessário o uso de laser ou procedimento cirúrgico” – esclareceu o oftalmologista João Marcelo Lyra.





Por conta disso, os médicos frisam a importância das visitas periódicas ao consultório oftalmológico para que a pressão intra-ocular seja monitorada. Afinal, segundo o oftalmologista, a agilidade no diagnóstico diminui as chances de cegueira.

“Por ser indolor e sem sintomas, na maioria dos casos, é fundamental que o paciente faça consultas periódicas ao oftalmologista para medir a pressão intraocular e tenha sua saúde ocular monitorada” – endossa o especialista.

Fontes:  Gazetaweb - Gabriela Moreira
               Arte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário