sexta-feira, 13 de agosto de 2010

NEOPLASIAS TORÁCICAS

Câncer de pulmão é o tumor sólido maligno mais letal. Tem no tabagismo seu principal fator de risco. A comete geralmente pacientes com mais de 60 anos. O câncer de pulmão não apresenta sintomas ou tem sintomas inespecíficos como tosse seca, dispnéia, dor torácica, escarro com sangue. Atualmente recomenda-se, em caráter individual, rastreamento para os pacientes de risco. O diagnóstico é feito com dados clínicos e de imagem e confirmado com biopsia ou citologia de material coletado através de  punção ou lavado brônquico ou broncoalveolar. O estadiamento do carcinoma brônquico permite ao cirurgião torácico tomar decisão quanto a forma de tratamento para um determinado paciente. As modalidades de tratamento são a cirurgia com ressecção completa da lesão e remoção dos linfonodos mediastinais pertinentes, quimioterapia ou radioterapia utilizadas isoladamente ou em combinação. Terapia alvo como inibidores dos fatores de crescimento e medicamentos anti-angiogênicos também são utilizados em casos específicos individualizados. A detecção precoce e o tratamento imediato oferecem as melhores chances de cura para essa neoplasia.


Derrame pleural neoplásico é causado por metástases pleurais onde há a presença de células neoplásicas no líquido pleural. Causa sintomas como cansaço, dor e tosse seca. O pulmão subjacente encontra-se atelectasiado. A pós a confirmação diagnóstica com citologia e /ou biopsia pleural faz-se a drenagem da cavidade com objetivo de obter expansão do pulmão. A paliação do derrame pleural neoplásico é feita com pleurodese através da colocação de tetraciclina ou talco estéril na cavidade pleural. A pleurodese permite a aderência das pleuras visceral e parietal com finalidade de manter o pulmão expandido.

Metástases pulmonares ocorrem devido à disseminação de células tumorais através da corrente sanguínea a partir de tumores primários de outros órgãos ou do próprio pulmão. Devido ao fato do pulmão receber grande fluxo sanguíneo e possuir vasta rede de capilares é com freqüência sítio de metástases. O tratamento das metástases pulmonares se faz com ressecção cirúrgica em casos selecionados.

               
Fonte: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário