sexta-feira, 29 de abril de 2011

CONJUNTIVITE


O QUE É E QUAIS AS CAUSAS

Inflamação ocular que acomete a conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Podem ser de causa alérgica, viral, bacteriana ou por irritação química, mas somente as conjuntivites infecciosas (virais e bacterianas) são contagiosas.

As características do surto atual, são de conjuntivite viral. Segundo o Instituto Adolfo Lutz, o agente causador já está identificado. Trata-se do Enterovirus 70, que já causou surtos no Brasil anteriormente.

DURAÇÃO
7 a 15 dias. Não costuma deixar sequelas.

PERÍODO DE CONTÁGIO
A fase de maior risco de transmissão vai do 7.º ao 10.º dia de sintomas, quando a doença está em sua fase aguda.

MODO DE TRANSMISSÃO
Através de contato direto com objetos contaminados, como toalhas, óculos, água de piscina, produtos de maquiagem para os olhos, mouses e teclados de computador etc. O principal veículo de disseminação da doença são as mãos.

SINTOMAS
 Olhos vermelhos e lacrimejantes;

 Pálpebras inchadas;

 Sensação de areia ou de ciscos nos olhos;

 Secreção purulenta (conjuntivite bacteriana);

 Secreção mucosa (conjuntivite viral);

 Coceira.

PREVENÇÃO
O segredo é manter uma boa higiene. Deve-se lavar as mãos com freqüência, usar lenços de papel, evitar coçar os olhos, não compartilhar maquiagem para os olhos, soluções oftálmicas e outros medicamentos com conta-gotas, trocar freqüentemente as fronhas dos travesseiros e evitar locais aglomerados quando se tem notícia da ocorrência de sinais e sintomas de conjuntivite.
LAVE AS MÃOS. Esta é a melhor forma de prevenção.

RECOMENDAÇÕES
Evite aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes;

Lave com frequência o rosto e as mãos, uma vez que estas são veículos importantes para a transmissão de micro-organismos patogênicos;

Não coce os olhos;

Prefira usar toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos, ou lave todos os dias as toalhas de tecido e de preferencia não compartilhe com outros;

Troque as fronhas dos travesseiros diariamente, enquanto perdurar a crise;

Não compartilhe o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza;

Não se automedique.


TRATAMENTO
Pode ser feito com colírios para aliviar os sintomas, mas somente com prescrição médica.
Compressas de água fria nos olhos para diminuir a dor. Soro fisiológico não é recomendável, por conter cloreto de sódio.

Usuários de lentes de contato que perceberem os sintomas devem suspender o uso das lentes.

Procure Unidade de saúde mais próxima para orientações.

Evite a automedicação.

Os oftalmologistas observam que no surto atual algumas pessoas tem apresentado hemorragia ocular, porque uma característica deste vírus é a capacidade de romper os vasos sanguíneos. A hemorragia faz com que a recuperação seja mais demorada e o olho leva de 15 a 20 dias para clarear, no entanto, os casos hemorrágicos não são mais graves do que  os não hemorrágicos e nem trazem complicações. (sic Dr. Ubirajara Moulin e Dr. Ricardo Córdoba Guzman, oftalmologistas capixabas, em matéria do jornal A Tribuna)

Fontes - Sites:
Uol Saúde
Wikipédia
Drauzio Varella
Jornal A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário