sexta-feira, 25 de março de 2011

OMS e parceiros querem mais esforços contra tuberculose

24/3/2011 3:06, Por Rádio ONU

Agência estabelece meta para tratamento e diagnóstico de 1 milhão de pacientes que têm variante multiresistente da doença, entre 2011 e 2015.

Milhões de casos por ano
A Organização Mundial da Saúde, OMS, e os parceiros da agência pediram a líderes mundiais que aumentem seus compromissos na luta contra a tuberculose resistente a medicamentos.
Entre os colaboradores da agência estão o Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária e a Parceria pelo Fim da Tuberculose. A OMS quer mais financiamento para a meta de diagnosticar e tratar cerca de 1 milhão de pacientes com a tuberculose resistente entre 2011 e 2015.


Avanços
O alerta foi feito para o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, neste 24 de março. A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, afirmou que enquanto muitos países conseguiram avanços contra a doença, o mundo ainda precisa fazer mais pelas pessoas que necessitam de assistência.
O especialista em Doenças Infecciosas e professor da USP, Olavo Munhoz Leite, falou à Rádio ONU, de São Paulo, sobre a importância de se seguir o tratamento até o final.
“Em geral, quando as pessoas abandonam com um mês, um mês e meio, não é suficiente para você eliminar os bacilos que a pessoa tem no pulmão. Ela volta com o sintoma. Se ela não procurar tratamento, começa a contaminar outras pessoas. Mas esse abandono tem outro fator importantíssimo, que é a chance que os bacilos da tubercolose se tornem resistentes ao medicamento,”explicou.
Segundo a OMS, se nada for feito para tratar casos de tuberculose multiresistente, até 2015, o mundo terá mais de 2 milhões de novos casos.
Em 2009, a tuberculose matou 1,7 milhão de pessoas. Um ano antes, a forma resistente da doença fez 150 mil vítimas fatais.

Fonte: jornal on line CORREIO DO BRASIL

Lembrando:
O Brasil está entre os países com maior número de casos de tuberculose no mundo, ocupando a 19ª posição no ranking dos 22 países campeões em casos da doença. Mais de 70.000 casos foram notificados no país, em 2010.
O Rio de janeiro é o Estado brasileiro com maior número de casos.
Aqui no blog há uma página com posts sobre os sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento da doença.
 Estaremos voltando ao tema em postagens futuras.

Ontem, 24 de março, foi o DIA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário