segunda-feira, 26 de março de 2012

DIA "D" DIOCESANO


Com o tema "Que a saúde se difunda sobre a terra", foi lançada na última 4.ª feira, 22/03, pela CNBB, a Campanha da Fraternidade 2012. Com o objetivo de propor uma reflexão sobre a realidade da saúde no Brasil, o evento de lançamento da campanha contou com a presença do ministro da saúde Alexandre Padilha.
Como parte das atividades da Campanha, aconteceu domingo, dia 25, o Dia D Diocesano, que aqui em Aracruz teve como palco a praça São João Batista, onde a convite da paróquia local, a Secretaria de Saúde deu sua parcela de contribuição ao evento, através de diversos estandes montados para distribuição de material informativo, orientações, realização de exames para detecção do diabetes, aferição de pressão arterial, entre outros. Todos os programas de saúde desenvolvidos pelo município estiveram representados nos estandes. Na oportunidade, um grupo de acadêmicos de Odontologia da UFES fez uma apresentação teatral para conscientizar as crianças sobre os cuidados com a saúde bucal, com muito bom humor, personagens e figurinos divertidos, bem ao gosto da garotada. 

  

Abaixo, algumas fotos da nossa participação no evento...








































quinta-feira, 22 de março de 2012

NOTÍCIAS DOS PROGRAMAS DA ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM SAÚDE DE ARACRUZ

Com o objetivo de dinamizar ações, melhorar os indicadores, promover maior integração entre as equipes da Atenção Secundária e Primária e, consequentemente ofertar melhores serviços a clientela em questão, foram realizadas nas últimas semanas uma série de três reuniões envolvendo os Programas de Controle de Hanseníase, Programa de Controle da Tuberculose, Vigilância Epidemiológica e Estratégia de Saúde da Família. Detectados os pontos fracos que tem impossibilitado um melhor resultado no controle destes agravos, a expectativa é de que, a partir destas constatações, todos os atores envolvidos possam unir forças e trabalhar em parceria para alcançar os objetivos propostos: diagnóstico precoce, acompanhamento, tratamento e cura.
Acima de tudo, que nosso empenho possa sempre resultar em melhoria na qualidade do atendimento aos nossos usuários, que antes de representarem indicadores e números, são pessoas que precisam ser vistas com o máximo da nossa atenção e o melhor do nosso acolhimento. Se cada um de nós fizer o nosso melhor, com competência e responsabilidade, certamente veremos o resultado refletido na melhoria dos indicadores.