terça-feira, 6 de dezembro de 2011

SEMINÁRIO DE SAÚDE MENTAL EM ARACRUZ

Secretaria de Saúde de Aracruz promove “I Semana de Saúde Mental”


 Com objetivo de discutir temas relacionados à Saúde Mental de forma intersetorial, a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Aracruz, por meio do Programa de Saúde Mental, promove do dia 12 a 16 de dezembro, a “I Semana de Saúde Mental”. Serão cinco dias de atividades e o evento começa no dia 12 de dezembro, a partir das 8h, no auditório da EMEF “Placidino Passos”. A população está convidada a participar de forma gratuita de todas as atividades culturais, científicas e de lazer.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Saúde Mental de Aracruz, Nalva Bernadete Barros de Amorim, o evento é importante para ressignificar o olhar da comunidade sobre o tema Saúde Mental. “Contamos com a participação de usuários e familiares, além da população em geral no evento e aproveitamos para alertar a comunidade do município sobre o panorama atual da Saúde Mental e a importância dos cuidados em relação a prevenção, diagnóstico e tratamento dos transtornos mentais. Além disso, o evento é a oportunidade que temos para refletir sobre as estratégias do município quanto ao atendimento desta clientela a fim de minimizar os estigmas e preconceitos contra o cidadão portador destas doenças. Isso promove a inclusão social e melhora a qualidade de vida destas pessoas”.
 Ainda segundo Amorim, desde 1998 o município de Aracruz possui médico psiquiatra no serviço de Saúde Mental, e, na época, atendia em torno de 80 pacientes. Atualmente, estão cadastrados 2.320 pacientes, sendo que 10% destes possuem transtornos mentais graves, esquizofrenia e bipolaridades. Os demais são pacientes com transtornos moderados e diversos tipos de depressões, ansiedades e dependência química, já apresentando demanda reprimida crescente para 2012.
Conheça a programação
Segunda-feira (12 de dezembro)
8h – Inscrição;
8h30 – Solenidade de abertura com a presença de autoridades municipais e estaduais;
9h – Painel histórico do Serviço de Saúde Mental em Aracruz, apresentado pela equipe interprofissional de Saúde Mental;
10h – Coffee Break;
10h30 – Palestra com o tema “Afinal, o que é Saúde Mental?”, proferida pela coordenadora de Saúde Mental do Governo do Estado do Espírito Santo, Maristela de Amorim Coelho;
11h40 – Apresentação Musical da 1ª Igreja Batista de Aracruz;
12h – Encerramento.
Terça-feira (13 de dezembro)
8h às 10h – Atividade de Lazer (Caminhada e Alongamentos), na Praça da Paz (Sede de Aracruz).
OBS.: As inscrições serão realizadas durante a semana que antecede o evento na sede do Serviço de Saúde Mental, localizada na Rua Ernesto Maioli, n.º 04, no bairro Bela Vista. Telefone: (27) 3256-6050.
Quarta-feira (14 de dezembro)
8h às 11h – Oficina de Artes (1º Grupo com 15 pessoas);
13h às 16h – Oficina de Artes (2º Grupo com 15 pessoas).
Local: Serviço de Saúde Mental.
OBS.: As inscrições serão realizadas durante a semana que antecede o evento na sede do Serviço de Saúde Mental, localizada na Rua Ernesto Maioli, n.º 04, no bairro Bela Vista. Telefone: (27) 3256-6050.
Quinta-feira (15 de dezembro)
8h às 10h – Passeio Ciclístico (Saída e chegada na Unidade de Saúde Mental, do bairro Bela Vista).
OBS.: As inscrições serão realizadas durante a semana que antecede o evento na sede do Serviço de Saúde Mental, localizada na Rua Ernesto Maioli, n.º 04, no bairro Bela Vista. Telefone: (27) 3256-6050.
Sexta-feira (16 de dezembro)
9h às 12h – Encerramento com momento de confraternização entre pacientes, familiares e profissionais do Serviço de Saúde Mental.
Local: Serviço de Saúde Mental, do bairro Bela Vista.

Reproduzido de: pma.gov.es.br

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ministério da Saúde lança campanha pelo Dia Mundial


Jovens gays são público-prioritário da campanha, que tem como slogan “A aids não tem preconceito. Previna-se”
O Ministério da Saúde lança, durante a abertura da 14ª Conferência Nacional de Saúde nesta quinta-feira (1°), a campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, cujo slogan é “A aids não tem preconceito. Previna-se”. A proposta é estimular a reflexão sobre uma sociedade menos preconceituosa, mais solidária e tolerante à diversidade sexual e às pessoas vivendo com HIV/aids.
Neste ano, os jovens gays de 15 a 24 anos são público prioritário da campanha. Boletim epidemiológico sobre HIV/Aids divulgado na última  segunda-feira (28) apontou o avanço da doença entre esse grupo, na contramão do que tem acontecido nesta faixa etária.
Ao longo dos últimos 12 anos, a porcentagem de casos na população de 15 a 24 anos caiu. Já entre os gays da mesma idade houve aumento de 10,1%. No ano passado, para cada 16 homossexuais dessa faixa etária vivendo com aids, havia 10 heterossexuais. Essa relação, em 1998, era de 12 para 10.
A programação começa às 9h, durante a abertura da Conferência no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresentará a campanha.
Ao meio-dia, na tenda Paulo Freire, na área externa do Centro de Convenções, acontece o Café com Ideias, uma mesa redonda com a participação do ministro Padilha, da cantora Preta Gil, do Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Jarbas Barbosa, do diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, e de representantes LGBT e da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/aids.
Na ocasião, será assinada a Portaria da Política de Saúde da População LGBT. Também será lançada a cartilha “Por toda a sua Vida”, produzida pelo Departamento e pelo cartunista Ziraldo, que estará presente para autógrafos. Na publicação, são enfocadas as formas de contágio e os meios mais eficientes para prevenir a aids, como também a maneira sobre como proceder caso a pessoa seja infectada pelo HIV.
A partir das 19h30, começa a Festa da Solidariedade, com projeção de imagens, símbolos e lugares alusivos ao Dia Mundial de Luta contra a Aids na fachada do Congresso Nacional, na circunferência do Museu da República e nos Ministérios da Saúde e da Educação. Em frente ao Museu, no espelho d´água, haverá um flash mob, envolvendo os convidados para a formação de um laço humano de solidariedade. O laço vermelho é o símbolo da luta contra a Aids.
Em seguida, às 20h30, em tenda montada em frente ao Museu, haverá apresentação de balé aéreo, uma performance circense com tecidos. As evoluções simbolizam a luta contra o preconceito, exaltando a solidariedade. A tenda irá acomodar ações de prevenção, como distribuição de preservativos, testes rápidos anti-HIV para a população e informações sobre HIV/aids.
A Festa da Solidariedade terá, ainda, apresentação de artistas convidados de várias tendências musicais, do samba ao funk, passando pela MPB, música eletrônica e rock n’roll.
Mais informações à imprensa
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Ministério da Saúde
Assessoria de Imprensa
Tel: (61) 3306-7010/7016/7024/7051
E-mail: imprensa@aids.gov.br

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi criado para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.
 Foi a Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu a data de 1º de dezembro. A decisão foi tomada em outubro de 1987.
 No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministro da Saúde. A cada ano, diferentes temas são abordados, destacando importantes questões relacionadas à doença. Em 1990, por exemplo, quando a Aids ainda era mais disseminada entre os homens, o tema foi "A Aids e a Mulher". Em 1997, foi a vez de as crianças infectadas serem lembradas. A importância da família e da união de forças também já foram destacadas como importantes aliados da luta contra a Aids.